Categoria: ,

As próximas cinco semanas da pandemia em Salvador serão as piores, avalia Prates

Secretário criticou que há pessoas que querem fazer teste para viajar ao interior do estado

Foto: Agência Brasil

As próximas cinco semanas da pandemia em Salvador serão as piores, segundo estima o secretário municipal da Saúde, Leo Prates. Na manhã desta sexta-feira (18) ele frisou que a taxa de ocupação de leitos de UTI para pacientes Covid na capital está em 81% e o sistema de saúde vive momento crítico.

“Nós viveremos, a partir da semana que vem, as cinco piores semanas da pandemia. O sistema público de saúde está num momento muito mais crítico do que no auge da pandemia, porque eu estou pressionado com outras doenças, com pessoas que não se cuidaram na pandemia, especialmente pessoas com AVC e com infarto”, disse Prates em entrevista à Tv Bahia.

O secretário afirmou que visitou Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e percebeu que há pessoas que querem fazer teste para viajar ao interior do estado.

“As pessoas acham que testar, basicamente, [depois] você vai chegar lá ver seus parentes e está protegido. Não está protegido. Todo teste, mesmo do PCR, tem uma janela onde há um período da doença. No caso do PCR, por exemplo, é de três dias em que ele não detecta”.

“Então você precisa entender que a testagem não é garantia de que você não está com a doença, quer dizer que você, naquele momento, não desenvolveu a doença. Então, essa testagem para ver os parentes não é 100% segura”, pontuou.

Crédito: Varela Notícias

Compartilhe:

Notícias relacionadas
BANNER_740X450px_GIF