Categoria: ,

Bahia pode não ter insumos suficientes para início da vacinação, aponta governo federal

 Foto: Oscar Del Pozo | AFP

Em documento protocolado nesta quarta-feira, 13, o Ministério da Saúde informou ao Supremo Tribunal Federal que os estados têm mais de 80 milhões de seringas e agulhas disponíveis para a vacinação contra a Covid-19. No entanto, a pasta afirmou que sete estados correm risco de não ter estoque suficiente para atender à demanda inicial de aplicação, incluindo a Bahia.

Além de Bahia, Acre, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pernambuco e Santa Catarina podem não ter os insumos necessários. Conforme a área técnica do ministério, a compra é feita pelos próprios governos locais , e que, devido a isso, o governo federal não tem “estoque disponível” para a campanha de imunização.

De acordo com o G1, o documento desta quarta prevê a entrega de até 30 milhões de doses de diversas vacinas até o fim de janeiro. Caso elas fiquem mesmo disponíveis, diz o governo, os estados da lista podem ter dificuldade para efetivar a aplicação.

O envio de informações ao STF ocorreu por determinação do ministro Ricardo Lewandowski, após pedido apresentado pela Rede Sustentabilidade. O partido solicitou à Justiça que que obrigue o governo a comprovar que há estoque suficiente de seringas e agulhas suficientes para vacinar os grupos prioritários listados no plano de vacinação do Ministério da Saúde.

 

Crédito: A Tarde

Compartilhe:

Notícias relacionadas
O que você procura?