Categoria:

Brasil já perdeu 34 milhões de hectares de Caatinga

Alerta foi feito pelo presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, durante um seminário técnico-científico sobre o bioma

Brasil já perdeu 34 milhões de hectares de Caatinga
Foto: Marcelino Ribeiro/Embrapa

O Brasil já perdeu 34 milhões de hectares dos 82,6 milhões de hectares da Caatinga. O alerta foi feito pelo presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, durante um seminário técnico-científico sobre o bioma. A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, também esteve presente no evento e apresentou os desafios para que a meta de desmatamento zero se estenda à vegetação nativa predominante no Nordeste brasileiro.

Segundo Agostinho, é necessário pensar em políticas públicas específicas para preservar o bioma que enfrenta o desmatamento, os efeitos das mudanças climáticas, a extinção de espécies e as queimadas. “A caatinga tem 60% de área de vegetação nativa ocupada, das quais uma boa parte já passou por processo de antropização seguidos, como corte raso, queimas reiteradas, extração seletiva de vegetação e animais, introdução de espécies exóticas”, afirmou.

O presidente do Ibama sinalizou também para a importância de demarcar territórios de povos tradicionais que vivem nesse bioma como forma de conter o desmatamento da Caatinga. “Temos muita população tradicional e que normalmente não é reconhecida, como o sertanejo, e isso é um desafio, porque, de repente, chega um empreendimento e essas pessoas são expulsas de suas áreas rapidamente”, ressaltou.

Crédito: Metro1

Compartilhe:

Notícias relacionadas
O que você procura?
BANNER_740X450px_GIF