Categoria:

Brasil teve maior registro de ônibus queimados em quatro anos com 105 ocorrências

Com 10 registros em 2023, Bahia ocupa terceira posição no ranking dos Estados, diz associação

Brasil teve maior registro de ônibus queimados em quatro anos com 105 ocorrências
Foto: Reprodução Redes Sociais

O número de ônibus de transporte público coletivo queimados no Brasil aumentou 67% em comparação ao ano anterior. Em 2023 foram 105 ocorrência, segundo os dados da NTU (Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos). Neste ano já foram queimados nove ônibus.

Os registros de coletivos incendiados estavam em queda desde 2018, mas o resultado de 2023 interrompeu o ciclo e representou a maior estatística desde 2019. O pico de ocorrências foi em 2014, quando manifestantes depredaram os transportes públicos em protestos contra o governo de Dilma Rousseff (PT), totalizando 657 casos.

Em 2020 e 2021 a circulação de veículos foi limitada devido ao isolamento social provocado pela pandemia, com isso as ocorrências naturalmente foram mais baixas. A NTU considerou ônibus coletivos de transporte público municipal e metropolitano para o levantamento. Veículos usados para turismo e viagens interestaduais não entraram na conta.

Na lista divulgada pela NTU, o Nordeste teve destaque, com o Rio Grande do Norte e Bahia ocupando a terceira posição, com 10 registros cada. O aumento nos dois Estados ao longo de 2023 aconteceu por causa do crime organizado.

Crédito: Metro1

Compartilhe:

Notícias relacionadas
O que você procura?