A declaração de Sosthenes Macedo foi feita nesta quinta-feira (5) durante o Bem na Hora
Após fortes chuvas atingirem Salvador nas últimas semanas, o chefe da Defesa Civil (Codesal), Sosthenes Macedo, destacou que “nenhuma cidade no mundo tolera tanta chuva em pouco espaço de tempo” e que a cidade está cada vez mais capacitada. A declaração foi feita durante o Bem na Hora nesta quinta-feira (5).
“Só executadas pela prefeitura de Salvador, nós temos mais de 500 áreas que já passaram por beneficiamento do município, seja com geomanta ou contenção de encosta. Nós estamos muito melhor preparados é um fato muito mais capacitados, mas nenhuma cidade no mundo tolera tanta chuva em pouco espaço”, disse.
Segundo Sosthenes, as defesas civis do país atuavam na perspectiva da resposta ao problema: faz a vistoria, identifica e responde. No entanto, esse modelo foi alterado em 2016, quando foi realizada uma nova formação da Defesa Civil de Salvador.
“Nós constituímos um plano municipal de redução de riscos e sempre na perspectiva da prevenção. Começamos a mapear as áreas de risco da cidade, instituímos o sistema de gestão em Defesa Civil. Além de tudo isso, nós iniciamos assim uma série de programas para capacitar os moradores das áreas de risco, nós instituímos o centro de monitoramento e Alerta da Defesa Civil de Salvador, o mais avançado de todas as capitais do Brasil”, completou.
Crédito: Metro1