Fortaleza tem 968.374 vacinados com a primeira dose contra a Covid-19

Foto: Reprodução

Subiu para 968.374 o número de fortalezenses vacinados com a primeira dose do imunobiológico contra a Covid-19, dentre os quais, 339.534 foram imunizados com a segunda dose, conforme balanço divulgado pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) nesta quinta-feira (24).

A campanha de vacinação tem como foco nesta fase a população em geral. Os agendamentos são feitos por ordem decrescente de idade. Considerando esta etapa, 283.839 pessoas já receberam a primeira dose.

No dia de hoje, pessoas na faixa etária dos 40 anos estão sendo vacinadas nos 113 pontos de vacinação da Prefeitura. Para o fim de semana, o agendamento já contempla pessoas com 37 anos de idade.

Os fortalezenses podem acompanhar a lista dos agendados pelo site da Prefeitura (https://coronavirus.fortaleza.ce.gov.br/lista-agendados-vacinacao.html).

CoronaVac

Nesta quinta e sexta-feiras (24 e 25/06), quem perdeu a data agendada para tomar a segunda dose da vacina CoronaVac, ou ultrapassou a data limite que consta no cartão de vacinação, terá uma nova oportunidade.

Para esse público, a dose está disponível nos pontos de vacinação dos quatro Cucas (Mondubim, Barra do Ceará, Jangurussu e José Walter) e no Sesi Parangaba. O atendimento é das 9h às 17h.

Já quem tomou a AstraZeneca e também perdeu a data da segunda dose, é só buscar qualquer um dos 113 locais de vacinação do município, entre eles, 100 postos de saúde, três policlínicas, três shoppings, além dos quatro Cucas, o Sesi Parangaba, Castelão e o Centro de Eventos.

“É de extrema importância que as pessoas tomem a segunda dose da vacina. Se uma dose bastasse, o esquema vacinal seria apenas com uma. É preciso completar o esquema vacinal para ser conferida a imunidade. Estamos com o número de casos em redução graças à campanha de vacinação, e para que o número continue declinando, é importante tomar a segunda dose”, reforçou Aline Gouveia, secretária adjunta da Saúde.

Mutirão de cadastramento

A Prefeitura de Fortaleza ampliou o mutirão de cadastramento no Saúde Digital para conscientizar e auxiliar populares que não conseguiram ou ainda não realizaram o cadastro na plataforma, indispensável para o agendamento das doses.

O trabalho passa a contar com apoio da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), nos pontos da AMC localizados nos shoppings. E também ocorre nos sete terminais de ônibus da Capital, das 8h às 14h, de segunda a sexta.

Prevenção de quedas

Durante a divulgação do balanço, a secretária adjunta da Saúde lembrou o Dia Mundial de Prevenção de Quedas, celebrado em 24 de junho. Somente este ano, o Instituto Dr. José Frota (IJF) atendeu 4.850 pessoas vítimas de quedas.

“Trazemos esse alerta para crianças, adultos e jovens. Na sua grande maioria, as quedas ocorrem no âmbito domiciliar. Não é raro encontrar pessoas que levaram uma queda boba que resultou em cirurgia complexa. Importante prevenir essas situações para evitar transtornos para a vida das pessoas”, alertou Gouveia.

Crédito: Ceará Agora

Compartilhe:

Notícias relacionadas
O que você procura?