Categoria:

Fungo mortal identificado em hospital da Bahia está isolado, segundo Fábio Vilas-Boas

[Fungo mortal identificado em hospital da Bahia está isolado, segundo Fábio Vilas-Boas]
Foto: Divulgação

O novo fungo Candida auris, identificado em um hospital da rede privada na Bahia, está isolado de acordo com informações divulgadas pelo secretário de Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas. A descoberta do fungo, resistente a medicamentos e potencialmente mortal, virou motivo para o disparo de um alerta da Anvisa nesta terça-feira (8).

“Quero reiterar que o novo fungo identificado pelo Lacen foi isolado em um paciente da rede hospitalar privada. O Lacen-BA possui um dos mais modernos laboratórios de microbiologia do país, fruto dos investimentos do governo Rui Costa”, declarou o secretário em uma rede social, no início da noite.

O secretário lembrou que “o fungo é resistente a medicamentos e pode causar infecção em corrente sanguínea, além de outras infecções invasivas, sendo fatal, sobretudo, em pacientes com comorbidades”. Não há informações até o momento sobre em qual unidade hospitalar o fungo foi encontrado.

Conforme o BNews apurou, o paciente baiano passa bem e  conseguiu ter uma “excelente” recuperação em relação ao organismo. Até o momento ainda não é possível saber se esse é o primeiro caso no Brasil.

O alerta da Anvisa descreve o Candida auris como um “fungo emergente que representa uma séria ameaça à saúde pública”. O organismo foi identificado em amostra de ponta de cateter de paciente internado em UTI [unidade de terapia intensiva] adulto em hospital da Bahia.

Para acompanhar o caso e para prevenir a disseminação no país, foi organizada uma força-tarefa nacional composta por representantes da Suvisa Bahia, da CECIH Bahia, do Cievs (Nacional, Bahia e Salvador), da Secretaria de Estado de Saúde da Bahia, da Secretaria Municipal de Saúde de Salvador e da Diretoria de Vigilância Epidemiológica, além de representantes do Ministério da Saúde (CGLAB/SVS, Cievs nacional), do Lacen-BA, de laboratórios da rede nacional para identificação de C. auris e da Gerência de Vigilância e Monitoramento em Serviços de Saúde (GVIMS/GGTES) da Anvisa.

Matéria: BNews.

 

 

Compartilhe:

Notícias relacionadas
O que você procura?