Segundo Lula, a alta na taxa básica de juros não foi uma surpresa para ele e que o Banco Central tem um presidente “competente”

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que a nova alta da taxa básica de juros “já estava praticamente demarcada”. A Selic teve um aumento de 1 ponto percentual pelo Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom). Com isso, ela atinge o patamar de 13,25% ao ano, o maior desde agosto de 2023.
“O presidente do Banco Central não pode dar um ‘cavalo de pau’ num mar revolto de uma hora para outra. Já estava praticamente demarcada a necessidade da subida de juros, pelo outro presidente (Roberto Campos Neto), e o [Gabriel] Galípolo fez aquilo que ele entendeu que deveria fazer”, disse Lula, durante um encontro com jornalistas nesta quinta-feira (30).
“Nós temos consciência de que é preciso ter paciência. Tenho 100% de confiança no trabalho do presidente do Banco Central e tenho certeza que ele vai criar as condições para entregar ao povo brasileiro uma taxa de juros menor, no tempo em que a política permitir que ele faça”, completou o presidente.
Segundo Lula, a alta na taxa básica de juros não foi uma surpresa para ele e que o Banco Central tem um presidente “competente”. “No meu governo, o presidente do BC vai ter autonomia de verdade”.
Lula contou que disse a Galipolo que a população brasileira espera que a taxa de juros seja, dentro do possível, controlada “para que a gente possa ter mais investimento, desenvolvimento sustentável, gerar mais empregos e gerar mais distribuição de riquezas”.
Crédito: Metro1