Categoria:

Não será possível esperar ‘toda conclusão da pandemia’ para voltar às aulas, diz Neto

Prefeito anunciou o pagamento de dois benefícios para professores municipais

Não será possível esperar 'toda conclusão da pandemia' para voltar às aulas, diz NetoO prefeito ACM Neto anunciou nesta sexta-feira (11) que dois benefícios instituídos em 2015 para os professores de Salvador serão pagos. Durante a inauguração de uma escola em Sussuarana, ele disse também que as aulas vão voltar mesmo antes do final da pandemia. “Não foi possível ainda retomarmos a educação, mas quero dizer a vocês que não acho que será possível esperar toda conclusão da pandemia para que voltemos às aulas”, afirmou. Não há data prevista para esse retorno.

O primeiro benefício anunciado é a concessão de todas as gratificações referentes à mudança de nível para os professores que adquiriram titulação nos últimos anos, conforme previsto no Plano de Cargos e Salários da Educação Municipal. A concessão varia de 25% a 100%, de acordo com a titulação, com impacto médio de R$47 mil. “É uma progressão vertical, que o professor vai subindo degrau a degrau, em consequência de resultados, de titulação”, explciou o prefeito. “Se faz especialização, sobe um nível. Mestrado, sobe um nível. Faz doutorado, sobe um nível”. A prefeitura vai oferecê-lo de uma só vez para todos os educadores que têm direito, um total de 1.207.

O outro benefício, também previsto no Plano de Cargos e Salários, é a gratificação de estímulo ao apoio profissional, para aqueles que estão fazendo cursos de aprimoramento. A gratificação varia de 2,5% a 7,5%, de acordo com a carga horária do curso – entre 80h e 360h.

Volta às aulas
O prefeito detalhou o que queria dizer sobre a volta às aulas sem o fim da pandemia. Ele acredita que somente em meados do ano de 2021 haverá uma imunização coletiva. Antes disso, serão atendidos os grupos prioritários como profissionais de saúde, pessoas com mais de 60 anos, ou com comorbidades.

“Vai ser impossível esperar que toda população esteja vacinada para depois voltar a educação. Vai ser preciso trabalhar com regras, protocolos rígidos, para que a educação não piore a pandemia”, disse. “Se você tiver queda de casos, controle da segunda onda e a população começar a ser vacinada, então, você tem a senha para voltar a educação”, diz. Ele comparou com o Carnaval, que só vai acontecer quando a vacinação tiver ocorrido em massa.

Neto disse que continua discutindo a volta às aulas com o governador Rui Costa. “Até conversei com o governador essa semana, um dos temas tratados foi a educação. Prefeitura e governo reafirmarm a disposição de lado a lado desenhar o calendário comum de retomada das aulas, assim como definir uma estratégia conjunta para recuperação do tempo perdido. 2021 será um ano onde a rede municipal vai ter que fazer dois anos em um”, destacou.

Ele frisou que nesse momento, com o crescimento no número de casos, não é a hora ideal para esse retorno. “Não dá para pensar na retomada da educação tendo ritmo de crescimento da pandemia, que é o que vivemos agora. Não dá para voltar agora porque estamos vivendo o início de uma segunda onda que pode se agravar ainda mais, mas quando for possível promover a contenção dessa nova onda de crescimento, quando tivermos segurança com ocupação de leitos de UTI e clínicos, quando não houver qualquer hipótese de colapso de serviço de saúde, portanto a segunda onda for se desfazendo, será liberado a apresentação do cronograma de retomada das aulas”, garantiu.

Crédito: Correio 24 horas.

 

Compartilhe:

Notícias relacionadas
BANNER_740X450px_GIF