Categoria: ,

Nome do PT para vice da AL-BA deve ser confirmado na próxima semana: Marcelino é o mais cotado

[Nome do PT para vice da AL-BA deve ser confirmado na próxima semana: Marcelino é o mais cotado ]
Foto: Divulgação
Se a proporcionalidade das bancadas na Assembleia Legislativa da Bahia for respeitada, nos próximos dias o PT deve ser oficializado como detentor da indicação da vaga de vice-presidente da mesa diretora da Casa. O futuro presidente Adolfo Menezes (PSD) ainda não bateu o martelo no assunto, mas tem avançado na conversa com seus pares. O atual Líder do PT, Marcelino Galo, é o nome mais cotado para assumir o posto.

Galo deve entregar a liderança pelo acordo da alternância no grupo. Outro nome especulado para uma segunda vaga na mesa diretora, caso haja possibilidade, é o do deputado Paulo Rangel (PT).

Maria Del Carmen (PT) também chegou a ser citada por alguns parlamentares, mas por já ter feito parte da mesa, não deve ser contemplada.

O PT conseguiu caminho livre de uma eventual disputa após Niltinho (PP) se tornar carta fora do baralho como consequência do espaço dado do governador Rui Costa (PT) ao PP no primeiro escalão.

Havia a possibilidade de um acordo de pacificação após a queda de braço de Niltinho e Adolfo, tendo o presidente Nelson Leal no pano de fundo, pelo comando da Casa, fato que não vingou.

SOLDADA NO QUARTEL

Em conversa com o BNewsna manhã desta sexta-feira (15), Del Carmem afirmou que se o partido a indicar, assumirá, pois é uma soldada do PT.  “Onde o PT tomar decisão estamos pronta para seguir aquilo que for recomendado, o que for decidido. Decidimos tudo coletivamente. O PT mostra que sempre fez isso e fez isso agora quando todos juntos dissemos a quem seguimos pela orientação do governador”, disse.

“Eu já fui primeira secretária na AL-BA e o PT sempre faz rodízio entre seus pares, não tá definido o que cada um vai ocupar. Mas ainda não nenhum posicionamento. Isso vai ficar com o partido e com a bancada, completou.

PROPORÇÃO 

Na formação da mesa diretora, a AL-BA, quando não há acordo, é respeitada a proporcionalidade das bancadas para distribuir os espaços. O fato do PSD ser a segunda maior bancada e sentar na cadeira da presidência, faz do PT, maior bancada, ser o natural detentor da cadeira de vice e o PP de primeiro secretário.

 

Crédito: BNews.

Compartilhe:

Notícias relacionadas
O que você procura?
BANNER_740X450px_GIF