Além disso, o Hemoba conta com a coleta itinerante também nos shoppings Salvador Norte e Salvador, com atendimento de segunda a sábado das 11h às 19h. No dia 24 e no dia 31, as unidades funcionarão em esquema especial, das 9h às 14h, e fecharão nos dias 25 e 1º.
Na última semana, os estoques da Hemoba apresentaram queda expressiva para todos os grupos sanguíneos. Segundo diretor da Hemoba, Fernando Araújo, apesar do esforço dos doadores fidelizados em manter a frequência das doações durante a pandemia, o ano não foi fácil.
“O final do ano também é um período difícil, devido aos feriados prolongados, aumento da demanda transfusional por situações de urgência e emergência e agravamentos pela Covid-19”, relata.
Na coleta itinerante, os atendimentos estão sendo realizados de forma espontânea, sem necessidade de agendamento, mas cumprindo os protocolos sanitários de distanciamento social e atendimento por ordem de chegada para a segurança dos candidatos à doação e da equipe técnica. É permitida apenas a entrada de dois doadores por vez nos ônibus, os espaços comuns estão sendo higienizados constantemente e é obrigatório o uso de máscara de proteção.
Além de doar sangue, também é possível deixar o nome gravado na árvore da vida, na sede de coordenação do Hemoba, na Vasco da Gama, em Salvador. O local conta com uma árvore de natal interativa, onde os doadores poderão pendurar sua gotinha de solidariedade e assinar o próprio nome no enfeite decorativo. A árvore foi instalada nesta segunda-feira, 21, e inaugurada pelo Papai Noel, que doou sangue e deu início à brincadeira.
Crédito: Correio 24 horas.