SMS testou 1.964 pessoas em inquérito epidemiológico de Salvador

Panorama em cada um dos 12 distritos de Salvador vai subsidiar novas ações visando o controle do novo coronavírus

Foto: Bruno Concha/SecomPMS
Foto: Bruno Concha/SecomPMS

Inquérito epidemiológico da Covid-19 em Salvador já testou 1.964 pessoas. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a ação visa monitorar a evolução da transmissão viral em cada distrito da capital.  Ana Paula Pitanga, do Centro de Operações Emergenciais do Covid-19, relatou que além do teste os moradores precisam responder um questionário com informações sobre sintomas e hábitos sociais.

“O intuito desse trabalho é conhecer de forma mais aprofundada o panorama da doença em Salvador e, a partir dessas informações, traçar medidas de acordo com realidade de cada distrito”, explica, lembrando que toda a equipe foi treinada e preparada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

No Inquérito Epidemiológico, são realizados quatro soro inquéritos com intervalo de 30 dias entre cada um dos 12 distritos sanitários de Salvador. Em cada soro inquérito, as equipes técnicas fazem a coleta das amostras de sangue para a testagem rápida de voluntários de forma aleatória.

São sorteadas 50 ruas em cada um dos distritos (o que totaliza 600 ruas no município). Em cada uma dessas 600 ruas, os testes serão aplicados em cinco domicílios. Um total de 1.689 domicílios já foi visitado pelas equipes da SMS, que iniciou este trabalho em novembro.

 

Crédito: Bahia BA.

 

Compartilhe:

Notícias relacionadas
O que você procura?
BANNER_740X450px_GIF