Com quarto melhor índice de liquidez entre capitais, Salvador garante antecipação de crédito federal

Cidade se classificou com conceito B no índice de Capacidade de Pagamento do Tesouro Nacional (Capag) pelo quinto ano consecutivo

Com quarto melhor índice de liquidez entre capitais, Salvador garante antecipação de crédito federal
Foto: Agência Brasil

Mesmo com a pandemia da Covid-19, a cidade de Salvador garantiu solidez financeira e fiscal. Com isso, a capital está apta a receber antecipação de crédito federal. Pelo quinto ano consecutivo, o município se classificou com conceito B no índice de Capacidade de Pagamento do Tesouro Nacional (Capag).

A performance das cidades é avaliada com base no desempenho em três critérios: endividamento, liquidez e poupança corrente. Salvador teve conceito A, A e B, em cada ponto, respectivamente. O maior destaque foi a categoria liquidez, ficando em quarto lugar entre as capitais do Brasil, à frente de São Paulo, Belo Horizonte, Fortaleza, Recife e Rio de Janeiro.

A Capag analisa a situação fiscal dos municípios que querem contrair novos empréstimos com garantia da União. O cálculo é feito anualmente e tem o intuito de avaliar se um novo endividamento representa risco de crédito para o Tesouro Nacional.

No caso de Salvador, a boa capacidade de pagamento possibilita a obtenção antecipada de receitas. O bom desempenho na Capag permite ainda que Salvador obtenha operação de crédito em qualquer instituição financeira nacional ou internacional, como o Banco Mundial, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), etc.

Crédito: Metro1

Compartilhe:

Notícias relacionadas
O que você procura?