Protesto luta contra a decisão judicial que permite a reintegração de posse de prédio à Embasa
Os sem-teto da ocupação na Avenida Sete, com o Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB-BA), estão realizando, nesta sexta-feira (16), desde as 9h, uma manifestação na Praça da Piedade, no Centro Histórico de Salvador. O protesto luta contra a decisão judicial que permite a reintegração de posse do prédio à Embasa.
Com homenagem ao ex-deputado federal e guerrilheiro baiano morto pela repressão da Ditadura Militar, a ocupação Carlos Marighella abriga, desde o início de junho, 290 famílias em situação de rua. No espaço, funcionava o antigo Centro Educacional Magalhães Neto, abandonado há seis anos.
Apesar da determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), que suspende despejos, desocupações, remoções forçadas ou reintegrações de posses durante a pandemia da Covid-19, a medida não vale para o movimento da Avenida Sete, iniciado com a crise sanitária já vigente.
Na última manifestação, ocorrida na última segunda-feira (12), um dos integrantes foi detido e acusou a polícia de truculência. Já a assessoria do governo afirmou que a violência partiu dos militantes, que teriam dado socos nos policiais da Casa Militar do Governador.
Crédito: Metro1