“Com o aumento de casos da Covid-19 na cidade, percebemos a necessidade de voltar com essa iniciativa. Haverá uma equipe com nove pessoas ajudando no monitoramento e fazendo abordagem para conscientizar aqueles que estiverem sem máscara ou fazendo uso incorreto do equipamento de proteção individual”, explica o titular da Semob, Fábio Mota.
As máscaras de proteção são essenciais para reduzir os riscos de contato com partículas contaminadas e liberadas durante a fala, tosse ou espirro. Por isso, usar o item ao sair de casa é uma das ações mais eficazes para evitar o contágio e proliferação da doença, que já registra uma segunda onda de contaminação em massa na cidade e no interior do estado.
Câmeras
Na Estação da Lapa, a Semob também coordena um sistema de tecnologia com nove câmeras de temperatura. Mais de 15 milhões de pessoas já foram monitoradas pelos equipamentos entre 8 de julho – data em que os dispositivos foram instalados – até 26 de novembro.
Cerca de 1 milhão de usuários foram flagrados utilizando máscara de proteção de forma irregular ou sem usá-la no rosto. Ainda do total de pessoas monitoradas, 45 apresentaram temperatura corporal alta, ou seja, acima de 37,5ºC, e foram encaminhadas para realização de teste de detecção do novo coronavírus, sendo que 31 pessoas foram diagnosticadas com a doença. As informações são da Secom Salvador.