Categoria:

Escola de Gastronomia Social ensina pratos típicos juninos em lives

Receitas de vatapá e bolo de milho serão repassadas por professores nos dias 7 e 14 de junho. Eventos virtuais servem para preservar as celebrações festivas do mês

Importância, influências e adaptações das receitas também serão abordadas. Na foto, bolo de milho no Ponto da Pamonha, na Lagoa Redonda, em 26/05/2017 (Foto: Aurélio Alves)

Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco (EGSIDB) realiza programação virtual em alusão às festas juninas em 7 e 14 de junho através de seu perfil na rede social Instagram. No primeiro dia, o professor Bruno Modolo ensina receita de vatapá para “pratinho”. No segundo, a receita é de bolo de milho e explicada pela professora Ana Célia. Ambos eventos devem ocorrer a partir das 19 horas.

Importância, influências e adaptações das receitas nas celebrações do mês de junho também serão abordadas pelos professores. “Aqui em Fortaleza, por exemplo, é mais comum ver vatapá de frango nos pratinhos, mesmo que a receita original de vatapá seja com peixe e camarão. As mudanças nas receitas se deram tanto pela disponibilidade do peixe, como também pela questão de custos”, argumenta Bruno.

Os eventos virtuais servem para preservar as celebrações do mês de junho e compartilhar elementos culturais do período, segundo a superintendente da EGSIDB, Selene Penaforte. “A Escola oferece essa programação como uma forma de contribuir para manter a tradição da festa tão querida por nós. Também é uma oportunidade de aprender com os professores e produzir as receitas tanto para degustação da família como também para venda e assim garantir uma renda extra”, diz.

A Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco é uma instituição da Secretaria de Cultura do Ceará (Secultce) gerida pelo Instituto Dragão do Mar. Seu nome referencia o fundado do grupo M. Dias Branco. Direcionado a jovens e adultos em situação de vulnerabilidade com ou sem experiência em gastronomia, o centro de formação promove cursos básicos e profissionalizantes cozinha, panificação e confeitaria, além de mentorias.

Serviço

O quê? Lives Comidas típicas, receitas juninas ao vivo
Quando? 7 e 14 de junho, às 19 horas
Onde? No Instagram da EGSIDB

Crédito: O Povo

Compartilhe:

Notícias relacionadas
O que você procura?
BANNER_740X450px_GIF