Final de semana deve ser de chuva em Salvador; confira previsão

[Final de semana deve ser de chuva em Salvador; confira previsão]
Foto: Vagner Souza

As chuvas que atingem a capital baiana devem continuar durante todo o fim de semana, mas com menor intensidade do que registrado nesta sexta-feira (15), de acordo com previsão meteorológica do Instituto Clima Tempo. Desde as primeiras horas da manhã foi registrado na capital baiana temporal com raios e trovões e pontos de alagamentos.

No sábado (16), a previsão é de sol com algumas nuvens e chuva passageira durante o dia. À noite o tempo fica firme. A probabilidade de precipitação é de 60%.  Já no domingo (17), a previsão é de sol com chuva de manhã e diminuição de nuvens à tarde. À noite deve ser de com pouca nebulosidade. A possibilidade de chuva é de 90%.

De acordo com a Defesa Civil (Codesal), o tempo instável foi resultante de um sistema conhecido por vórtice ciclônico de altos níveis (VCAN). O meteorologista Giuliano Carlos do Nascimento, do Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil de Salvador (Cemadec), explica que esse sistema, comum neste período de verão, se forma em uma área onde os ventos nos níveis mais altos da atmosfera giram no sentido horário, fazendo com que o ar seco desses níveis mais altos desçam para a superfície, acrescentando que o VCAN se enfraquecerá a partir de amanhã.

O VCAN, combinado com o transporte de umidade em baixos níveis, também tem contribuído para chuvas pontualmente intensas na faixa leste da Bahia com potencial para acumulados elevados, principalmente, na faixa litorânea entre o Recôncavo Baiano e Porto Seguro, resultando em alagamentos e deslizamentos, informa o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climático (CPTEC).

Confira os bairros onde mais choveu nesta sexta

  • Ondina (65,6mm)
  • Federação (62,4mm)
  • Mussurunga (48,8mm)
  • Pituba (46,2mm)
  • S. Cristovão (39mm)
  • Matatu (35,4mm)

Até às 10h45, a Defesa Civil havia recebido 29 solicitações pelo número de atendimento199. Foram um alagamento de imóvel, seis ameaças de desabamento, seis ameaças de deslizamento, três árvores ameaçando cair, uma árvore caída, duas avaliações de imóveis alagados, um desabamento parcial, cinco deslizamentos de terra, um destelhamento e três infiltrações.

 

Crédito: BNews

Compartilhe:

Notícias relacionadas
O que você procura?
BANNER_740X450px_GIF