
Diferente da redução constatada em todo o estado, o extremo-sul da Bahia segue com uma alta taxa de contaminação e mortes por Covid-19. Nesta quinta-feira, 22, o governador Rui Costa (PT) usou o Twitter para alertar à região sobre a situação local.
O petista pediu que os prefeitos esclareçam à população sobre as ações que realmente são efetivas para evitar a disseminação da doença, como o uso de máscara de proteção, no lugar da aposta em medicamentos comprovadamente ineficazes.
Porto Seguro, por exemplo, foi uma das cidades que apostou na distribuição do chamado ‘kit-covid’, que inclui remédios como a cloroquina e ivermectina. O prefeito Jânio Natal chegou a nomear a médica Raíssa Soares para a secretaria municipal de Saúde, que ficou conhecida após pedir ao presidente Jair Bolsonaro que enviasse comprimidos de cloroquina para a cidade — o que aconteceu posteriormente.
Apesar de ser a menor dos territórios baianos, o extremo-sul tem um acumulado de 74 mil casos confirmados do novo coronavírus. A região engloba os municípios de Alcobaça, Belmonte, Caravelas, Eunápolis, Guaratinga, Ibirapoã, Itabela, Itagimirim, Itamaraju, Itanhém, Itapebi, Jucuruçu, Lajedão, Medeiros Neto, Mucuri, Nova Viçosa, Porto Seguro, Prado, Santa Cruz Cabrália, Teixeira de Freitas e Vereda.
Crédito: A Tarde