Categoria:

Médico do Hemoba explica critérios para a doação de sangue

Marcelo Matos concedeu entrevista à Rádio Metropole nesta segunda-feira (6); durante a entrevista o profissional também explicou equívocos sobre o procedimento

Médico do Hemoba explica critérios para a doação de sangue
Foto: Reprodução/Youtube

O médico Marcelo Matos, que atua no processo de triagem da Fundação Hemoba, explicou em entrevista ao Metropole Saúde desta segunda-feira (5) os critérios para doação de sangue. O especialista defendeu que a desinformação costuma ser o maior empecilho para as pessoas buscarem o hemocentro.

“Eu garanto que a grande maioria da população está apta a doar sangue e não faz às vezes por falta de informação. Se você quer realmente ajudar o Hemoba vá até a unidade e converse com algum médico da nossa equipe, ele vai esclarecer ‘direitinho’ se por algum motivo você for inapto e vai conduzir de forma adequada”, afirmou Marcelo Matos.

Um equívoco comum entre a população é acreditar que pessoas tatuadas não podem doar sangue. No entanto, de acordo com o médico, essa proibição definitiva não é mais válida.
“Atualmente essa inaptidão já caiu para um ano, a gente considera até seis meses desde que tenha condições de avaliar adequadamente onde foi feita essa tatuagem”, acrescentou.

Durante o Carnaval, de 09 a 14 de fevereiro (exceto no domingo), a Hemoba funcionará em horário especial em Salvador para atender a demanda das unidades hospitalares. As unidades do Hospital Ana Nery e do Hospital Santo Antônio (OSID) estarão fechadas no período e os postos do Hospital Roberto Santos e Hospital do Subúrbio abrirão somente na Quarta-Feira de Cinzas (14).

O Hemocentro Coordenador estará aberto todos os dias, menos no domingo (11). Já a unidade móvel de coleta (Hemóvel), que estará no Supermercado Assaí em Lauro de Freitas de 06 a 16/02, não atenderá no domingo e na terça-feira (13).

Crédito: Metro1

Compartilhe:

Notícias relacionadas
O que você procura?