Categoria: ,

Perto de um milhão: Em Fortaleza, 992.690 pessoas receberam a 1ª dose da vacina contra a Covid-19

Foto: Reprodução

Fortaleza se aproxima da marca de um milhão de vacinados somente com a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Até esta quinta-feira (24/06), 992.690 pessoas receberam a D1, representando 36,9% da população do município. Os números foram atualizados nesta sexta-feira (25/06), em live diária da Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

“É um número extremamente significativo no caminho que temos para percorrer, para que a gente possa acabar com essa pandemia ou pelo menos minimizar os danos dela no município de Fortaleza”, comemorou a secretária da SMS, Ana Estela Leite.

De acordo com ela, até a próxima segunda-feira (28/06), todas as doses para a primeira aplicação recebidas pelo município até esta sexta-feira devem ser aproveitadas.

Neste sábado (26/06), mais de 70 mil pessoas estão agendadas para receber a vacina nos 113 centros de vacinação da Capital voltados para a campanha contra a Covid-19.

Repescagem

A secretária da Saúde do município também reforçou a chamada para a repescagem daqueles que ainda não foram receber a segunda dose da CoronaVac.

“No início da campanha, trabalhamos muito com CoronaVac e essa população que recebeu CoronaVac, que exige intervalo de 28 dias, praticamente toda ela já está contemplada com primeira e segunda doses. Mas ainda estamos fazendo repescagem nos quatro Cucas da cidade e também no Sesi Parangaba”, reforçou.

Pessoas que perderam o agendamento da vacina na fase atual, destinada à população geral por idade, também estão sendo convocadas, de acordo com o ano de nascimento.

Para receber as doses, é necessário comprovar o agendamento. O atendimento ocorre de 9h às 17h, em qualquer um dos pontos de vacinação em Fortaleza. Confira o calendário:

1968 – 25/06 (sexta-feira)
1969 – 26/06 (sábado)
1970 – 28/06 (segunda-feira)

A titular da SMS salientou a importância de atender à chamada regular da vacina, já que as ações de repescagem dependem da disponibilidade do imunobiológico.

“Você precisa priorizar sua vacina, se está agendado. Não perca a oportunidade de receber a vacina naquele dia, cumpra o horário, porque as repescagens são dependentes da disponibilidade da vacina. Já o seu dia de agendamento está garantindo sua vacina”, frisou Ana Estela.

Prazo da segunda dose

Em julho, segundo Ana Estela, a SMS deve vacinar 85 mil pessoas que estarão no prazo máximo do intervalo de 90 dias entre as doses das vacinas AstraZeneca ou Pfizer.

“A partir da próxima terça, começaremos o agendamento das pessoas com AstraZeneca, cuja data máxima do vencimento da vacina se dará agora em julho. A data registrada no cartão é um limite máximo, mas a vacina pode ser aplicada alguns dias antes da data. E a gente tem trabalhado dessa forma, enviando equipes nos domicílios antes desse prazo final. Agendamentos também estão saindo antes do prazo máximo. Por isso, fique muito atento”, explicou.

Para conferir a data do agendamento, é só acessar o app Vacina Já, da Prefeitura de Fortaleza. A lista dos agendados está disponível no site da Prefeitura.

 

Crédito: Ceará Agora

Compartilhe:

Notícias relacionadas
O que você procura?
BANNER_740X450px_GIF