Categoria:

Programa municipal acolhe pessoas em situação de vulnerabilidade em Salvador

Foto: Divulgação

O alto número de pessoas em situação de vulnerabilidade em Salvador, sobretudo após as consequências da pandemia,  motivou uma série de ações realizadas pela prefeitura em diversos pontos da capital baiana. As chamadas ‘abordagens sociais’ são feitas pelas equipes da Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esporte e Lazer (Sempre), com o objetivo de acolher as pessoas que vivem em situação de rua.

Por meio da operação ‘Toque de Acolher’, a Sempre já encaminhou 529 pessoas às 16 Unidades de Acolhimento Institucional. No total, são oferecidas 950 vagas.

De acordo com a diretora de Proteção Social Especial da Sempre, Kelly Morais, que foi a entrevistada desta segunda-feira, 7, do programa Isso é Bahia, da rádio A TARDE FM, as equipes vão aos locais diretamente aos locais já conhecidos por reunirem pessoas nestas condições.

“Em alguns casos, não é algo tão fácil. Existem pessoas que, por uso de substâncias, não aceitam esse acolhimento, porém nossas equipes continuam com o monitoramento para a possibilidade de um novo chamamento”, afirmou.

“Aqui é feito um trabalho de resgate social e técnico, com apoio de assistentes sociais e psicólogos. É tirada documentação e, a depender do caso, promovemos a reinserção familiar. Geralmente os acolhidos ficam alguns meses, mas existem casos de pessoas que estão há anos conosco”, relatou.

Kelly destacou ainda, que no “Centro Dia”, o público preferencial acolhido é composto de crianças de zero aos seis anos, além de outras com microcefalia e doenças congênitas. Atualmente, são 473 usuários cadastrados no centro, que recebem cesta básica e fraldas. Em parceria com o Senac, são oferecidos cursos de corte e costura, cabeleireiro e alimentação nas unidades assistidas pela secretaria.

“Nos Centros POP, por exemplo, são ofertadas 660 refeições como café da manhã e lanche, bem como atendimentos psicossociais e jurídicos, banhos, assistência em postos de saúde e viabilização de documentação”, finalizou Kelly Morais

Crédito: A Tarde

Compartilhe:

Notícias relacionadas
BANNER_740X450px_GIF