Salvador segue se considerando injustiçada em relação a distribuição de doses de vacinas contra a Covid-19 por parte do Ministério da Saúde. Segundo o prefeito Bruno Reis (DEM), ele e outros gestores de capitais se reuniram em Brasília com representantes da pasta reivindicaram mudança no critério de distribuição de doses.
Segundo Bruno, apesar de a maioria das cidades brasileiras já estar avançando na vacinação da população geral por idade, o Ministério da Saúde ainda estaria calculando as remessas para cada estado com base nos públicos prioritários.
O prefeito de Salvador exaltou a eficiência da capital baiana na vacinação e lamentou que o potencial da estratégia montada pela cidade por vezes fique subutilizado por falta de doses. Ele exemplificou citando que na quarta-feira (7) foram vacinadas 800 pessoas diante do fim do estoque de imunizantes, enquanto no sábado (3) cerca de 37 mil pessoas foram vacinadas.
“Então em Brasília nós reivindicamos com o Ministério da Saúde, esperamos que mude critério para evitar esse tipo de privilégio para outras cidades”, afirmou Bruno em coletiva na manhã desta sexta-feira (9).
Salvador é a capital do Nordeste com o maior número de habitantes e cidades como Recife (PE) e São Luís (MA) têm avançado com maior velocidade na vacinação por faixa etária.
Crédito: Bahia Notícias