Fiocruz também lançou cartilha com orientações de segurança para as festas de fim de ano; confira
Em meio ao aumento de casos da Covid-19 na Bahia, a Secretaria de Saúde do Estado afirmou que a celebração do Natal em 2020 terá que ser diferente. Segundo a coordenadora do Centro de Operações de Emergência em Saúde, Izabel Marcílio, a comemoração deve ser feita entre as pessoas que já vem tendo convivência ao longo do ano, de preferência em ambientes abertos.
“Foi um ano muito difícil e tem muita gente esperando para passar o natal, principalmente para encontrar os mais idosos que ficaram mais isolados, mas tem que ser diferente esse ano. Infelizmente a epidemia ainda não foi controlada, a gente está vendo o aumento de casos aqui no estado, no Brasil inteiro, no continente europeu, na América do Norte”, afirmou Marcílio.
A coordenadora ainda chamou a atenção de quem vai viajar para celebrar com os familiares. “Quem vem de outros estados, cidades, e vai passar pelos aviões e rodoviárias, tem que ficar um período afastado. E lembrar: preferir os ambientes abertos – janelas abertas, casas abertas, varanda – quando possível”.
Com o final do ano se aproximando, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) também lançou uma cartilha com orientações de segurança para as festas de Natal e réveillon, com recomendações que vão de como preparar e servir alimentos até a organização do ambiente. (Acesse aqui)
Entre as principais medidas de segurança estão usar máscara sempre que não estiver comendo ou bebendo, evitar aglomerações, evitar uso do ar-condicionado, lavar as mãos com frequência, não compartilhar objetos como talheres e copos e higienizar as mãos após tocar em objetos compartilhados com outros convidados.
A fundação recomenda ainda evitar compartilhar ceia, e orienta os convidados a levar sua própria comida e bebida. Caso não seja possível, é importante lavar as mãos antes de cozinhar e usar máscara durante o preparo.
Crédito: Metro1.