Categoria:

Vacinação com a primeira dose contra Covid-19 em Fortaleza avança para 52,3% da população

Foto: Reprodução

A campanha de vacinação contra Covid-19 ampliou a cobertura com a primeira dose ou dose única da vacina para 52,3% da população. Aqueles que completaram a imunização representam 17,2% da Capital. Os dados foram atualizados pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), nesta quinta-feira (22/07).

Com a ampliação, 1.379.651 pessoas tomaram a primeira dose da vacina. Dessas, 437.769 também receberam a segunda dose. Os fortalezenses imunizados com dose única somam até agora 26.486 pessoas.

A Prefeitura ainda não tem previsão para repescagem da primeira dose na população com menos de 45 anos de idade que perdeu a data da vacina.

Para aqueles com 45 anos ou mais, que estão cadastradas na plataforma Saúde Digital, mas ainda não tomaram a primeira dose, a recomendação é procurar qualquer ponto de vacinação de Fortaleza.

O Município tem 113 centros de vacinação. Além dos 100 postos de saúde, são disponibilizadas três policlínicas (Passaré, Jóquei Clube e Bonsucesso) e seis centros de vacinação (shoppings RioMar Fortaleza e RioMar Kennedy, North Shopping Jóquei, Centro de Eventos, Sesi Parangaba e Arena Castelão), além dos quatro Cucas (Barra do Ceará, Jangurussu, Mondubim e José Walter).

Segunda dose

Para quem perdeu o agendamento da segunda dose da vacina AstraZeneca, a SMS continua realizando a repescagem dos faltosos. A vacinação desse público ocorre nos 100 postos de saúde destacados para a campanha.

Saiba mais: Prefeitura de Fortaleza amplia acesso à 2ª dose da AstraZeneca

Já aqueles que tomaram a CoronaVac e também perderam o prazo da segunda aplicação, a D2 é oferecida na Arena Castelão.

Para receber as vacinas, é necessário levar a comprovação do agendamento anterior, documento de identidade com foto, CPF, Cartão Nacional de Saúde (CNS), comprovante de residência e o cartão de vacinação.

Confira o agendamento

A data do agendamento da vacina pode ser conferida no Vacine Já (https://vacineja.sepog.fortaleza.ce.gov.br/) ou no site Corinavírus Fortaleza (https://coronavirus.fortaleza.ce.gov.br/ .

“Dia D” de multivacinação

Neste sábado (24/07), a Prefeitura de Fortaleza realiza o “Dia D” de multivacinação em 112 postos de saúde, atendendo das 8h às 16h30 com aplicação de 17 imunizantes, incluindo a vacina da gripe.

A iniciativa tem por objetivo convocar a população para manter o calendário vacinal atualizado, evitando o reaparecimento de doenças que já haviam sido erradicadas graças à vacinação.

“Ter uma cobertura da nossa população com essas outras vacinas é extremamente importante pra que a gente possa evitar muitas dessas doenças. Algumas dessas vacinas são responsáveis pela erradicação de várias doenças, mas essas doenças podem retornar caso a gente baixe a guarda”, salientou a secretária da Saúde do Município, Ana Estela Leite. “A ideia é ampliar essa cobertura, vacinar nossas crianças e atualizar a caderneta de vacinação para quem está com vacina em atraso. Será um dia extremamente importante. É uma ação relevante para os nossos indicadores de saúde pública”, ressaltou a secretária.

Crédito: Ceará Agora

Compartilhe:

Notícias relacionadas
O que você procura?
BANNER_740X450px_GIF